Central de Atendimento: (11) 2306-7600

WhatsApp: (11) 98624-0006

Pedágio automático requer atenção dos motoristas neste verão

Estamos na primeira temporada de verão com os chamados “free flow” em funcionamento. Mas, afinal, você sabe em detalhes como funcionam os pedágios automáticos? Pegando a estrada pelos litorais de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, eu posso levar uma “multa automática” e sem saber? Acompanhe o artigo a seguir para conferir todas as dicas. 

Pedágio sem cabine

O sistema de pedágio free flow, ou pedágio de fluxo livre, leva mais agilidade para as estradas com pedágios. São equipamentos instalados acima da pista. Com a cobrança automática, o processo tornou-se mais rápido. Sensores e câmeras identificam o veículo e debitam o valor diretamente do sistema de pagamento, proporcionando uma passagem mais fluida. 

Uma dica importante é contar com as chamadas tags. Como Sem Parar, Veloe, ConnectCar, entre outras. Com a tag instalada no veículo, essa cobrança já é automática e com desconto de 5%. 

É recomendável que os motoristas verifiquem regularmente o extrato das cobranças automáticas. Isso permite identificar eventuais discrepâncias e corrigir possíveis erros de cobrança. Manter um olho atento no extrato também ajuda a monitorar o consumo nas estradas e a planejar futuras viagens. 

Levei multa? 

O motorista que não tiver tag e não pagar o pedágio dentro do prazo será penalizado com uma infração grave e 5 pontos na carteira de habilitação, além de multa no valor de R$ 195,23.

Na rodovia BR-101, a Rio-Santos, por exemplo, ele funciona em três trechos, todos no trecho fluminense: Mangaratiba (km 477); Itaguaí (km 414); e Paraty (km 538). O pagamento deverá ser feito em até 15 dias pelo site ou app da CCR RioSP (concessionária que administra a rodovia). Também há atendimento pelo WhatsApp (11) 2795-2238.

Lembre-se: ao se aproximar das praças de pedágio free flow, é fundamental respeitar as velocidades indicadas. Essa precaução não apenas garante a segurança, mas também otimiza a leitura dos dispositivos, contribuindo para uma transição suave através das praças de pedágio.

Multas nos carros da empresa?

Para não ficar com dor de cabeça com as cobranças automáticas, você pode contar com a terceirização da frota de veículos da sua empresa. Conte com as soluções inteligentes da Brasfrotas. Temos uma proposta personalizada e específica de acordo com a realidade da sua empresa. Aguardamos o seu contato. Até mais! 

Rua Afonso Braz, 644
6º andar – Conj. 63 e 64
Vila Nova Conceição – São Paulo

+ 55 11 2306-7600